PUB

Fact-Checks

Beber chá de carqueja emagrece?

17 Fev 2024 - 09:52
falso

Beber chá de carqueja emagrece?

Chás, alimentos e suplementos. Nas redes sociais, há sempre uma solução supostamente milagrosa para emagrecer de forma rápida e eficaz. Desta vez, no TikTok, alega-se que beber chá de carqueja emagrece. Mas será verdade? Existe evidência científica que comprove que o chá de carqueja promove a perda de massa gorda?

É verdade que beber chá de carqueja emagrece?

Em esclarecimentos ao Viral, a nutricionista Sofia Rocha adianta que “não há qualquer evidência científica” de que “o chá de carqueja”, ou “qualquer outra infusão ou alimento”, por si só, emagreça. 

Segundo Sofia Rocha, o emagrecimento deriva de “um défice calórico”, ou seja, quando se ingere menos calorias do que as que se gasta. Isto deve ser conseguido, de preferência, “através de uma alimentação equilibrada, estruturada e ajustada às necessidades individuais”, em conjunto com “a hidratação adequada e a prática de exercício físico”, frisa.

“Um chá, uma infusão ou outro alimento qualquer, por si só, não vai levar ao emagrecimento”, sobretudo quando se fala numa abordagem “sustentada a longo prazo”, acrescenta Sofia Rocha.

Isto porque o objetivo é “a pessoa conseguir manter o processo de perda de peso e, depois, sustentar esse mesmo peso”, defende.

Contudo, quando “se faz uma dieta muito restritiva ou nos focamos em determinados alimentos”, há tendência para o processo “não correr bem”, porque a pessoa “não vai conseguir sustentar essa alimentação”, levando, com frequência, “a algum reganho de peso”, esclarece a nutricionista.

Assim, o único benefício do chá de carqueja (ou de outra infusão) no processo de emagrecimento é o facto de “ajudar a aumentar o consumo de água”, aponta. 

PUB

Sofia Rocha explica que “a hidratação adequada” é um pilar fundamental da perda de peso e do emagrecimento. Logo, para as pessoas que apreciam, beber alguns chás e infusões “ajuda a aumentar a hidratação”, destaca.

Por outro lado, a nutricionista considera importante alertar para o possível “efeito tóxico de alguns chás de ervas”, quando “são consumidos em excesso”. 

Além de algumas infusões poderem “ter um potencial efeito prejudicial para a saúde, nomeadamente a nível hepático – porque é no fígado que alguns dos compostos dos chás são metabolizados” -, também “podem interagir com medicamentos”, avisa.

Por isso, na perspetiva de Sara Rocha, é recomendado, quando há um acompanhamento, informar o médico ou nutricionista sobre a medicação, os suplementos e as infusões que se costuma tomar.

Em suma, é falso que o chá de carqueja, por si só, seja eficaz no emagrecimento. Este chá (tal como todos os outros) não deve ser encarado como uma solução para o excesso de massa gorda, mas, sim, eventualmente, como uma boa forma de hidratação.

Como emagrecer de forma eficaz e saudável?

Segundo um documento da Direção-Geral da Saúde (DGS), “a perda de peso deve ser feita de forma gradual, sobretudo para permitir uma melhor e progressiva adaptação às alterações do estilo de vida necessárias”. 

Na visão de Sofia Rocha, essa perda de peso (que permitirá emagrecer) deve ser conseguida através “de uma reeducação alimentar e de uma mudança de hábitos”, que assenta “numa alimentação equilibrada e ajustada em função das necessidades individuais, na ingestão de água adequada e na prática de exercício físico”.

PUB

Para a nutricionista, uma alimentação equilibrada baseia-se “na roda dos alimentos”, onde se privilegia, por exemplo, “os hortícolas, a fruta e os cereais integrais”, por serem “alimentos que, no fundo, nos dão fibra, muito importante para a própria saciedade e controle do apetite, no caso do emagrecimento”.

PUB

Além disso, recomenda-se a ingestão de “boas fontes de proteína, inclusive de origem vegetal, como as leguminosas (que também são ricas em fibra)” e as “gorduras boas, com moderação”. 

Nestes planos, defende, “também se deve incluir alimentos que a pessoa em questão gosta, de modo a facilitar processo e conseguir, então, sustentar este tipo de alimentação a longo prazo”.

falso

Categorias:

Alimentação

17 Fev 2024 - 09:52

Partilhar:

PUB